Loading

Solução

Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substancias.
Nas soluções, o componente que está presente em menor quantidade recebe o nome de soluto (é o disperso), enquanto o componente predominante é chamado de solvente (é o dispersante).
Por exemplo, quando dissolvemos açúcar na água, o açúcar é o soluto, e a água, o solvente.
As soluções são muito importantes em nosso dia a dia: o ar que respira é uma solução (mistura) de gazes; a água do mar (que cobre ¾ da superfície terrestre) é uma solução que contem vários sais; muitos produtos, como bebidas, materiais de limpezas, etc.
São soluções; muitas reações químicas feitas em laboratórios e em indústrias são realizadas em solução, em nosso corpo (que contem cerca de 70% em massa de água, o sangue, o suco gástrico, a urna) são líquidos que contem solução em número enorme de substâncias que participam de nosso metabolismo e tem grande importância científica.
O fenômeno da saturação
Juntando gradativamente o sal comum e a água, em temperatura constante e sobre agitação contínua, verifica-se que em todo o momento, o sal não se desove mais. No Caso partículas do Na Cl, isso ocorre quando há aproximadamente 360g de sal por filtro de água. Daí em diante toda a quantidade adicional de sal que for colocado no sistema irá depositar (ou precipitar) no fundo do recipiente; dizemos então que ela se tornou uma solução saturada ou que atingiu o ponto de saturação.
O ponto de saturação depende do soluto do solvente e das condições físicas (a temperatura, a pressão)
O ponto de saturação é definido pelo coeficiente (ou gral) de solubilidade
COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE (OU GRAU DE SOLUBILIDADE) é a quantidade necessária de uma substancia (em geral, 100g, 1000 g ou 1L) de solvente, em determinadas condições de temperatura e pressão.



Solução saturada precisa ter um ponto, pois se passar o ponto de saturação não será totalmente dissolvido.